Havia um incêndio grande no bairro do Portão, calculei que pela hora e situação que me encontrava não teria tempo de chegar a registrar os primeiros momentos. Fiquei desanimado, mas não desisti da pauta.
Chegando lá vi que ainda existia muita fumaça. Topei com João Frigério (plantão190) indo embora. Como não estava com a adrenalina a toda, pude pensar com calma sobre o que ainda poderia render sem imagens do fogo. Lembrei que a operação de rescaldo raramente é mostrada, normalmente sendo suprimida pelas informações do início da ocorrência.
Com a situação já controlada os bombeiros permitiram a aproximação dos repórteres. Ao ter acesso aos locais mais afetados, pude ver o quanto é duro estabilizar um local totalmente destruído. Tinha ferro retorcido, telhado caindo, janelas estilhaçadas e focos latentes de fogo, muito trabalho a ser feito. Com uma cena dessas a calmaria pode ser quebrada sem aviso prévio.
Através de um buraco na parede, eu e o Jonas (Jornal do Estado) fazíamos umas fotos do interior da loja incendiada, os bombeiros derrubavam e cortavam o que estava para cair. No porão da loja vizinha um bombeiro fazia o trabalho de reconhecimento da edificação, mas acabou ficando trancado em um ambiente saturado de fumaça e cheio de entulhos. Foi um momento muito tenso. Uma porta de aço trancada o impedia de sair do ambiente confinado, e para piorar, o ar que ele dispunha no cilindro estava acabando. O companheiro que havia conseguido sair por outra parte do prédio parecia estar nervoso.
Rapidamente um oficial ordenou para que a porta fosse cortada, e após alguns minutos de trabalho tenso o bombeiro saiu pelo buraco. Através da mascara dava para perceber a emoção do combatente ao conseguir respirar livremente, com o alívio vieram as lágrimas nos olhos do companheiro. Esse foi literalmente um rescaldo quente.
Foto: Lineu Filho/Jornale
Foto: Lineu Filho/Jornale
Foto: Lineu Filho/Jornale
Foto: Lineu Filho/Jornale
Foto: Lineu Filho/Jornale
Foto: Ciciro Back/O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná
6 comentários:
Muito bom Lineu, isso prova que o repórter fotográfico nunca pode desistir da pauta, mesmo que acredite que não haja mais o que fotografar.
Com certeza você consegui as melhores imagens do incêdio no bairro Portão.
Parabéns pelo trabalho.
ótime esse retrato do bombeiro. parabéns Lineu! ensaio irado cara
show de bola as fotos....e que susto do amigão do CCB....
ass: Da Costa (sala de imprensa)
Belíssimas imagens do rescaldo... Parabéns!!
Belíssimas imagens do rescaldo... Parabéns!!
parabens caro amigo, o ditado ja diz só percevera aqueles que tem paciência. abraço
Postar um comentário