terça-feira, 9 de junho de 2009

Sindijor-PR protesta contra 18 demissões na Folha de Londrina e tenta revertê-las na DRT

A Folha de Londrina anunciou nesta segunda-feira (8/9) a demissão de mais da metade do seu quadro de jornalistas na sucursal de Curitiba. Dos 33 profissionais que trabalham na redação, 18 seriam demitidos, segundo a empresa.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) já acionou a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho no Estado (SRTE, antiga DRT).

Uma mesa-redonda entre o jornal e o Sindicato debaterá a reversão das demissões na manhã da próxima segunda-feira (15/6), a partir das 11 horas, na sede da superintendência, localizada na esquina das ruas José Loureiro e Travessa da Lapa.

Antes, às 13 horas desta quarta-feira (10/6), os jornalistas devem protestar na Boca Maldita contra a série de demissões. A categoria já havia agendado uma manifestação para essa data, em razão do julgamento, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), da ação que trata do diploma de jornalismo. Agora, o ato também servirá de protesto contra as 17 dispensas.

Arbitrária e injusta, a medida configura dispensa coletiva, conforme a cláusula 36 da atual convenção coletiva de trabalho da categoria.

“As demissões irregulares são a culminação de uma série de violações a direitos dos trabalhadores jornalistas pela Folha de Londrina”, diz trecho de nota divulgada pelo informativo diário “Extra-Pauta”, do Sindijor-PR.

“Atrasos no reajuste salarial determinado por convenção e irregularidades nos pagamentos de horas extras (estas somente sanadas por acordo coletivo, formalizado em 2008) foram práticas usuais da empresa nos últimos anos.”



Abaixo, a lista dos trabalhadores atingidos pela demissão coletiva anunciada pela Folha de Londrina:


Editores
Rodrigo Lopes - Esportes
Elen Taborda - Cidades
Maria Duarte - Cidades

Repórteres
André Amorim
Letícia Correia
Ivan Vilhena
Karla Losse
Denise Ribeiro
Dimas Rodrigues
Júlio César Lima
Rafael Urban
Bia Moraes
Cláudia Polaci
Tiago Alonso
Carolina Gabardo

Fotógrafos
Letícia Moreira
Mauro Frasson

Fonte:
http://acordajornalista.blogspot.com/2009/06/sindijor-pr-protesta-contra-17.html

2 comentários:

Marcela disse...

Faltou o Rodrigo Juste Duarte, vulgo, Digão.

Daniel Caron disse...

o que, até o Digão?

Desejo muita prosperidade a todos os colegas, que seus caminhos se abram e as coisas fiquem melhores ainda do que eram.

Abraço!