sábado, 6 de junho de 2009

Surdos-mudos protestam nas ruas de Curitiba

Cerca de 300 manifestantes percorrem no dia 1º de junho as ruas do anel central de Curitiba em defesa dos direitos dos surdos-mudos. o ato, organizado pelo escritório regional no Paraná da Federação Nacional de Educação de Intregação de Surdos (Feneis-PR), reivindica a obrigatoriedade da Língua Brasileira de Sinais nas escolas do Paraná.

A passeata, o partiu às 10 horas da Praça Santos Andrade, e segue em direação ao em direção ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. Os manifestantes usam um caminhão de som, onde um locutor expõe as reivindicações à população em geral. Outro integrante do movimento, do alto do caminhão, mtraduz as palavras à linguagem de libras.

Segundo nota da Feneis-PR, leis federais reconhecem a Língua Brasileira de Sinais para o ensino às comunidades surdas brasileiras. Mas, de acordo com a entidade, há notícias de professores que têm se recusado a trabalhar com surdos em escolas regulares, e há possibilidade de fechamento de escolas para surdos.

O movimento reivindica: o ensino do português como segunda língua em todas as escolas de Educação Básica freqüentadas por alunos surdos, concurso público para contratação de professores surdos para atuar nas escolas, Inclusão da disciplina de libras nos cursos de formação de professores, nas universidades públicas e privadas, e intérpretes de libras e profissionais capacitados para a comunicação com surdos, nos serviços públicos e locais de trabalho dos surdos. Fonte: Bem Paraná







O repórter Daniel Caron dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná não perde o bom humor.


Aplausos no trânsito.


Esse é o repórter fotográfico Guilherme Artigas.


A repórter da rádio CBN Denise Morine.

Fotos: Franklin de Freitas/Jornal do Estado

Nenhum comentário: