quarta-feira, 15 de julho de 2009

Final da Copa do Brasil













Fotos: Heuler Andrey/DiaEsportivo

Neste dia 01 de julho fui para Porto Alegre cobrir a Final da Copa do Brasil 2009 Internacional x Corinthians e também a Semi-Final da Copa Libertadores Grêmio x Cruzeiro.

Lá todos se mostraram muito hospitaleiros e dispostos a ajudar no que eu precisa-se

Para a final da Copa do Brasil cheguei no Beira-Rio às 15:30(OBS. o jogo começaria às 21:45), neste horário já haviam vários colegas de imprensa(fotógrafos, cinegrafistas, repórters etc... ), a minha credencial já estava na lista, facilitou e agilizou a retirada do colete logo entrei no campo e fui arrumando os equipamentos e escolhendo um bom local para me posicionar.

No Beira-Rio apesar de ser um estádio antigo a infra-estrutura para nós profissionais é boa, pode ser melhorada é claro, mas esta melhor que muitos outros estádios no Brasil.

Para nós fotógrafos temos um local (OBS. Coberto) específico para fotografar-mos, o mesmo fica na lateral do campo, entre a linha da pequena área e a grande área é conhecido como "casamata" que nada mais é que um banco de reservas com uma profundidade de mais ou menos 1.50 a 1.60mts, neste local possui tomadas para ligar-mos os notebooks. Nesta casamata ficou faltando apenas um balcão para que possamos deixar os equipamentos e também deixar o notebook, pois atualmente os notebook ficam na nossa frente, o que atrapalha um pouco e os equipamentos temos que deixá-los no chão, nos outros lados do campo também possui locais para ligar-mos os notebooks, mas estes não são cobertos. Outra vantagem é o sinal WI-FI disponível em qualquer lugar do campo, a velocidade é muito boa, mesmo com vários e vários fotógrafos utilizando a WI-FI do estádio a conexão não caiu e a velocidade de transmissão continuou muito boa. Lá os colegas cinegrafistas não ficam “colados” na linha de lateral e os repórters também não ficam passando na nossa frente, ambos respeitam o trabalho do colega, seja ele cinegrafista, fotógrafo ou repórter.

A princípio vejo 2 itens para melhorar:

1º - A iluminação é boa. Se comparar-mos com o Couto Pereira e a Vila Capanema, aí é excelente e se comparada com a Arena da Baixada está digamos que no mesmo nível (PS. Antes da reforma do estádio, pois agora com a retirada dos postes para a construção da nova arquibancada Brasílio Itibere a luz deste lado do campo ficou muito fraca ).

2º - Casamata: poderia ser instalada a cobertura nos outros pontos do campo e também os balcões).

Deixando as questões do estádio e voltando para o jogo em si, foi tudo normal, ninguém implicou com o local em que nós fotógrafos estávamos, a torcida colorada apóia o time o tempo todo, todos cantam a mesma música, não tem uma parte da torcida cantando a música (“A”) e do outro lado a música (“B”), isto é legal pois a pressão sobre o adversário se torna maior. Quando o ônibus do internacional chegou era uma multidão esperando os jogadores e apoiando os mesmos.

Após o término da partida teve um ato que prejudicou o nosso trabalho, quando os atletas do Corinthians se dirigiram para receber as medalhas e troféu infelizmente parte da luz foi apagada.

Após 11 horas de trabalho chegou a hora de parar e ir embora pois no próximo dia havia mais uma decisão desta vez a Semi-Final da Libertadores entre Grêmio x Cruzeiro.

Para esta decisão não precisei ir tão cedo, cheguei no Estádio Olímpico era 17:45, novamente a minha credencial estava tudo ok, e facilitou a entrada.

Logo na entrada da imprensa está localizada a sala de imprensa, onde o técnico e os jogadores do grêmio concedem entrevista, esta sala é fechada e envidraçada assim os outros profissionais podem continuar trabalhando sem problemas que não irão atrapalhar a entrevista, do lado de fora desta sala possui caixas de som para que os profissionais que não estão lá dentro consigam ouvir.

Entrando no gramado constatei que existiam 2 “casamatas” localizadas uma em cada lado dos bancos de reservas.

Nestas casamatas, possuíam balcões, tomadas, e lâmpadas(PS. No frio que estava elas até ajudavam a esquentar um pouco), outra vantagem é que na beirada que fica de frente para o campo existe uma borracha em cima do concreto, assim diminui o impacto para apoiarmos as nossas câmeras, o WI-FI, diga-se de passagem é muito bom, (PS. antes de começar o jogo os profissionais de Porto Alegre me disseram que o sinal não era bom e que era quase impossível enviar as fotos utilizando o WI-FI do Olímpico) mas não tive nenhum problema funcionou perfeitamente, só tem um detalhe, não é possível acessar qualquer página ou MSN, só é possível o programa de FTP e o Outlook mesmo.

Sobre a iluminação do estádio é boa, mas pode ser melhorada, ela está um pouco abaixo do seu principal rival o Internacional, mas mesmo assim é muito melhor que os nossos estádios exceto a Arena da Baixada.

Após 8 horas de trabalho chegou a hora de ir embora, estava muito cansado e o meu vôo era muito cedo.

Apesar do cansaço foi uma boa experiência.


Heuler Andrey


Nenhum comentário: