quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Curso Intensivo de Reportagem Cinematográfica

Programa de Extensão em ComunicaçãoRealização: IRPC e PUCPR
1) Ementa:Aprimorar a formação para o exercício da profissão na área de telejornalismo, especificamente na função de repórter cinematográfico, segundo os preceitos éticos de responsabilidade e eficiência; bem como valores nacionais e internacionais de desempenho, gestão e profissionalismo. Refletir sobre o papel da comunicação, da televisão e da imagem na construção da sociedade e refletir sobre a responsabilidade jurídica do jornalista.
2) Público Alvo: O "Curso Intensivo de Reportagem Cinematográfica" abre vagas, exclusivamente, para estudantes do último ano do curso de Comunicação Social - Jornalismo, que concluam sua graduação em 2009, oriundos de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil; bem como formados a partir do ano de 2005.
3) Carga Horária:600 horas
4) Objetivos:Aprimorar a formação de graduandos e recém-graduados em jornalismo, de forma a capacitá-los ao exercício da profissão na área de telejornalismo, especificamente na função de repórter cinematográfico, segundo os preceitos éticos de responsabilidade e eficiência; bem como valores nacionais e internacionais de desempenho, gestão e profissionalismo. Refletir sobre o papel da comunicação, da televisão e da imagem na construção da sociedade; Refletir sobre a responsabilidade jurídica do jornalista; Refletir sobre questões éticas e filosóficas que envolvem o jornalismo; Apresentar elementos que propiciem o desenvolvimento pessoal e a construção de carreira em jornalismo de televisão; Oferecer aos seus participantes, desde que aprovados, certificado de Curso de Extensão Universitária emitido pela PUCPR.
5) Conteúdo Programático:O "Curso Intensivo de Reportagem Cinematográfica" é voltado prioritariamente para aspectos teóricos e práticos da profissão, por meio de programa permanente de orientação desenvolvido ao longo de cinco meses, onde os alunos acompanharão a redação da TV Paranaense e atuarão na "TV Treino". Atividades e dinâmicas: aulas teóricas e acompanhamento das equipes de TV, produção de matérias (reportagem cinematográfica, reportagem, pauta, produção, edição e finalização) simulações e realização de telejornais. O programa também contempla um ciclo de palestras, de participação obrigatória e interesse jornalístico, relativas ao desenvolvimento profissional e pessoal.
6) Metodologia: O Curso será desenvolvido contemplando, simultaneamente, tanto a carga horária teórica e prática quanto o ciclo de palestras de apoio técnico e de formação humanista.Os alunos selecionados terão o acompanhamento prático por parte dos profissionais da RPC e professores da PUCPR. Os grupos serão formados por profissionais específicos nas áreas de:Reportagem Cinematográfica; (Março a Julho) Produção, Fechamento, Apresentação, Edição, Reportagem (Maio, Junho e Julho) Os temas previstos para o Ciclo de Palestras serão desenvolvidos uma vez por semana, sempre às segundas-feiras no período noturno, em espaços exclusivos da TV Paranaense/ PUCPR/ Gazeta do Povo, em Curitiba, Paraná.
A "TV treino" funcionará sempre nas sextas-feiras no período noturno.A carga horária de segunda a sexta será utilizada, prioritariamente, para o estudo teórico, para a produção de reportagens e acompanhamento das atividades em áreas que integram o setor de telejornalismo. Professores, orientadores e palestrantes: Alexander De Marco, Benedito Costa Neto, Cleverson José, Cida StierDirk Lopes, Dulcinéia Novaes, Heloisa Matos, Herivelto Oliveira, Mira Graçano, Mônica Cristine Fort, Norberto Oda, Rubens Burigo, Rubens Vandresen, Sandra Regina Silva, Sandro Dalpicolo e Wilmar Gonçalves.
Além dos citados acima participarão do curso, conforme a programação, profissionais/professores conceituados da RPC, PUC e convidados especiais. 7) Inscrição e Seleção: A - InscriçãoAs inscrições para o curso Intensivo de Reportagem Cinematográfica versão 2009 serão feitas, exclusivamente, por meio do site da PUC www.pucpr.br/extensao, no período de 20 de dezembro de 2008 a 25 de janeiro de 2009. A taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais) será cobrada de todos os candidatos que concordarem com os requisitos pré-estabelecidos e consumarem sua inscrição emitindo o boleto bancário. A taxa de inscrição não será devolvida aos candidatos não selecionados e/ou desistentes. B - Seleção 1.ª Etapa - Teste presencial Será aplicada prova única para todos os candidatos que apresentarem comprovante de pagamento da taxa de inscrição e cópia de documento comprobatório de escolaridade (ler observações abaixo). A prova será entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro/2009. A data, horário e local serão divulgados no site a partir do dia 25 de janeiro/2009. A prova presencial contemplará os seguintes temas:Conhecimentos Gerais e atualidade;Análise Crítica e/ou técnica de obras fotográficas ou cinematográficas;Análise crítica de um texto jornalístico; Questões de Inglês Produção de artigo/editorial sobre tema pré-definido Direito da ComunicaçãoAnálise de imagem de filmes que serão indicados e estarão disponíveis no site a partir do dia 25 de janeiro/2009. Observação importante desta etapaEstarão habilitados para prestar a prova presencial apenas os candidatos que apresentarem comprovante bancário da taxa de inscrição devidamente paga; carteira de identidade; prova de conclusão de curso superior em Jornalismo (cópia do diploma); ou, em sendo estudante, certificado de matrícula no último ano do curso de jornalismo, apontando para conclusão em 2009; 2.ª Etapa Dinâmicas de grupos e entrevista individual para os 15 candidatos que obtiverem os melhores desempenhos na prova de seleção presencial. Observações importantes desta etapaAs datas, horário e local serão informados diretamente aos candidatos selecionados para esta fase; Os selecionados desta segunda fase - classificados para participar do curso - serão informados, por telefone, e terão seus nomes divulgados no site www.rpc.com.br/instituto.
8) Avaliação:O desempenho dos alunos será avaliado permanentemente ao longo do programa pelos profissionais da RPC e professores da universidade parceira.
9) Número de vagas:O curso Intensivo de Reportagem Cinematográfica vai atender 08 (oito) alunos.
10) Matrículas e Pagamentos:Informaremos no site a partir da 2ª fase o período e local das matrículas dos aprovados. O Curso Intensivo de Reportagem Cinematográfica é subsidiado pela Rede Paranaense de Comunicação.
11) Certificação:PUCPR
12) Local de realização curso:TV Paranaense: Rua Mamoré 753, bairro Mercês, Curitiba, Paraná. 13) Período do Curso:Março a Julho/2009INFORMAÇÕES IMPORTANTESA prova e os testes específicos serão aplicados e avaliados por equipe composta por profissionais da RPC e professores da universidade parceira.Para ser aceito no "Curso Intensivo de Reportagem Cinematográfico", o candidato aprovado em todas as fases de seleção deve atender todas as exigências estabelecidas como pré-requisitos; Os candidatos aprovados devem ter tempo disponível para participar das atividades do curso em horários pela manhã, tarde e/ou noite; Início previsto do curso: 02 de março de 2009, às 19 horas, na sede da TV Paranaense.

Mais informações:(41) 3321-5585 ou (41) 3321 5586

Nenhum comentário: