terça-feira, 30 de agosto de 2011
Série meu Porfólio
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Eu quero um desses pra brincar
Fonte: Blogue Tudo de Fotografia
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Repórter Fotográfico chuta bola em jogo e é expulso pelo árbitro
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
PARA NUNCA ESQUECER
22 ago 2011 - 16:31

domingo, 21 de agosto de 2011
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Curso de fotografia exploratória com Izan Petterle
As viagens entre Porto Alegre e Alegrete (ida no dia 14 e retorno no dia 21 de setembro) e os deslocamentos na cidade e arredores serão feitos com uma van fornecida pela ESPM, que providenciará também hospedagem em quartos individuais para cada aluno em um hotel da cidade durante os cinco dias da expedição. Todos os custos de transporte e hospedagem estão incluídos no preço do curso. Fica por conta do aluno o pagamento das despesas de alimentação e outras atividades não relacionadas ao curso.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
sábado, 13 de agosto de 2011
OFICINA DE FOTOJORNALISMO COM DANIEL CARON
VOLTAR PARA OFICINA
17 de agosto – Quarta-feira
horário: 13h30 as 17h30
Ingresso: 20,00
Local: Aldeia Coworking – Marechal Deodoro, 262.
A oficina tem como objetivo tratar das peculiaridades do exercício da profissão de fotojornalismo para jornal diário. Apresentação do equipamento mais usado no mercado, a rotina profissional da pauta ao jornal e os desafios da cobertura dos acontecimentos em editorias tão distintas como esporte, polícia, economia e cidades. Apresentação de fotos e debate acerca de linguagem e semântica visual na construção da imagem jornalística.
Apresentação do fotografo ministrante do curso. Como é o equipamento utilizado pelos principais jornais e quais suas peculiaridades. A rotina diária, da pauta à edição do próprio material, as escolhas do editor. síndrome da versatilidade, as diferenças entre editorias: como é o trabalho em economia, política, cidades, esporte e policia. O repórter fotográfico e a linguagem visual, as imagens e suas construções semânticas.
Daniel Caron nasceu em Curitiba em 1979. Formado em jornalismo pela Universidade Federal em 2004, atuou como repórter fotográfico em jornais menores até ingressar para o quadro fotojornalistas dos jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná em 2009. No ano passado teve uma foto premiada em 3o lugar no Prêmio Sangue Bom do Sindicato dos Jornalistas do Paraná. Também ganhou 1o lugar nos concursos fotográficos Engenharia do Brasil do IEP e 50 Anos do Mercado Municipal da Prefeitura de Curitiba.
semanadafoto@gmail.com
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Série meu portfólio
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Frio
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Fotojornalismo de araque
Movimento MST promove ato em 2006. Inserido, porém despercebido. Acompanhar a movimentação com certa "distância" é alternativa |
![]() |
Em Curitiba, manifestação dos guardas municipais. O recurso da objetiva facilita estar presente e registrar os fatos sem interferir |
![]() |
A proximidade e o ato fotográfico em si, que já possibilita a pose, não são obstáculos para uma foto natural |
![]() |
Típica foto posada. Isso é direção e/ou encenação? |
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Equipe de jornalismo da CGN sofre acidente de trânsito
Fonte: ParanáOnline
A equipe de jornalismo da Central Gazeta de Notícias (CGN) sofreu acidente de trânsito, por volta das 22h30 de ontem, no cruzamento das Rua Sete de Abril e Avenida Senador Souza Naves, no Alto da XV.
O Gol onde estavam o cinegrafista Elbio Tavares, 48 anos, que dirigia o veículo, a repórter Fernanda Deslandes, 25, e o editor Marcos Sach, 28, colidiu com um Hyundai conduzido pelo chefe de cozinha, Diogo Prado, 23, que não se feriu.
O Gol ia pela Sete de Abril e colidiu com o Hyundai que descia a Souza Naves. Com o choque, Marcos que estava no banco de trás foi ejetado do carro e encaminhado em estado grave pelo Siate ao Hospital Cajuru. Os outros dois ocupantes do carro também foram levados ao mesmo hospital sem risco de morte.
O Gol ia pela Sete de Abril e colidiu com o Hyundai que descia a Souza Naves. Com o choque, Marcos que estava no banco de trás foi ejetado do carro e encaminhado em estado grave pelo Siate ao Hospital Cajuru. Os outros dois ocupantes do carro também foram levados ao mesmo hospital sem risco de morte.




terça-feira, 2 de agosto de 2011
Exposições fotográficas em Curitiba - agosto
Fotografia de Eve Saad
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Horário: 8h30 às 18h30 (2ª a 6ª feira) Sábado até as 13 horas.
Entrada franca
De 1º a 20 de agosto
O futebol feminino no mundo
Fotografia da agência “Pa Picture alliance”
Local: Goethe-Institute Curitiba
Horário: da escola
Entrada franca
De 2 a 31 de agosto
O negro no Paraná: do cativeiro à cidadania
Quadros e fotografias
Local: Museu Paranaense
Horário: 8h30 às 12 horas e das 13 às 18 horas – 2ª a 6ª feira
Entrada franca
De 2 a 31 de agosto
Direitos Humanos – imagens do Brasil
Fotografias
Local: Casa Andrade Muricy
Horário: da escola
Entrada franca
Até 6 de agosto
Ou onde Habitam as imagens
Fotografias de Roberto Pitella
Local: Museu de Arte Contemporânea
Horário: 9 às 12 e 13 às 18 horas (3ª a 6ª feira), 9 às 14 horas (sábado e domingo)
Entrada franca
De 10 a 23 de outubro
Experiência de Vida
Imagens de 44 brasileiros que estão em mais de 60 países onde a organização internacional médico-humanitária “Médicos Sem Fronteira” atua
Local: Palladium Shopping Center
Horário: 15 às 21 horas (3ª a 5ª feira) e 12 às 21 horas (sábado e domingo)
Entrada franca
Até 13 de agosto
Paris La nuit
Fotografias de Brassaï
Local: MON
Horário: 10 às 18 horas (3ª feira a domingo)
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (estudantes)/ Gratuito para crianças até 12 anos e acima de 60 anos e grupos de escolas públcias
Até 22 de agosto
Clics em Curitiba
Fotografias de Jack Pires e poemas de Paulo Leminski
Local: Museu da Imagem e do Som
Horário: 19 horas (dia 24), 10 às 19 horas (3ª e 6ª feira) e 10 às 16 (sábado e domingo)
Entrada franca
De 24 de agosto a 15 de setembro
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Vida de fotógrafo é o tema do Profissão Repórter


Nesta terça-feira, dia 2, Caco Barcellos e sua equipe mostram os bastidores de diferentes fotógrafos brasileiros. No Rio de Janeiro, a repórter Eliane Scardovelli acompanhou, por uma semana, a vida dos paparazzi, que têm diversas estratégias para conseguir um “furo fotográfico”. Neste mercado, as fotos de novos casais e separações são o grande desafio. Nas praias do Leblon e da Barra da Tijuca, estes fotógrafos contam com a ajuda de mais de dez informantes, que passam as dicas de onde estão as celebridades.
Para mostrar um outro lado desta profissão, o programa viajou com o fotógrafo Araquém Alcântara, que tem mais de 35 anos de carreira. Na Amazônia, a repórter Paula Akemi ficou dez dias com o jornalista que está no estado para fotografar um projeto em parceria com o chef Alex Atala. As lentes do profissional retratam os detalhes das comunidades ribeirinhas e os momentos da pesca do Pirarucu, um dos maiores peixes de água doce fluviais.
No programa, Valéria Almeida acompanha o trabalho dos fotojornalistas, que precisam retratar diariamente o Rio de Janeiro. Na reportagem, ainda será contada a história de Quevedo, engenheiro de formação que se rendeu à paixão da fotografia depois de voltar de uma viagem da África.
O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar logo após ‘O Astro’.