quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Documentário Fotográfico “Terra Sem Males” é exibido em Curitiba



Acontece entre os dias 7 e 17 de dezembro de 2010, a Mostra do Documentário Fotográfico “Terra Sem Males”, em Curitiba, produzida pelo repórter fotográfico Joka Madruga e que retrata o dia a dia de bolsistas e pessoas das comunidades que recebem o Universidade Sem Fronteiras (USF).

Neste período, cem fotografias, impressas em papéis artesanais, feitos de bagaço de cana-de-açúcar por uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos, de um dos projetos do USF em Maringá, serão exibidas no térreo do Palácio das Araucárias.

“Sempre quis mudar o mundo e um dia aprendi que para mudar o mundo, temos que mudar o ambiente que vivemos. Fome, exploração, desigualdade, narcóticos, egoísmo e o preconceito, entre outros temas, sempre me fizeram refletir o mundo que vivemos. E do meu jeito, busquei fazer algo para mudar esta realidade. E encontrei-me, de fato, na fotografia. E percebi que através da minha lente poderia contar histórias. E a convite do secretário Nildo José Lübke, relato a vida de quem vive o USF, um programa onde pessoas resgatam a cidadania de outras pessoas”, afirma Madruga.

Do total de 427 projetos desenvolvidos aproximadamente 110 foram registrados.

Considerado o maior programa de extensão universitária em execução no país, o USF, elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), tem por objetivo implementar o que é estudado dentro das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das IEES trabalham em centenas de projetos, presentes hoje, em mais de 200 municípios.

Um comentário:

Daniel Caron disse...

Parabéns irmão!!! Vitória!!!