![]() |
Fotos: Marcos Xreda e André Rodrigues |
Por André Rodrigues -1º Secretário/Arfoc-PR
“Nova Arfoc” assume a direção da Associação dos Repórteres Fotográficos eCinematográficos do Paraná (Arfoc-PR). O evento de posse foi realizado ontem (30), na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) e contou com a participação de profissionais, representantes da Arfoc Brasil e Rio Grande do Sul. Além de pessoas da comunidade política e instituições.
As formalidades de posse foram realizadas conforme o script. Ou seja, o presidente da gestão anterior Irany Carlos Magno fez a fala inicial e apresentações. Discursou acerca do papel da Arfoc e da coletividade entre os profissionais e direcionou os trabalhos.
Destaque para a presença e discurso do deputado Tadeu Veneri, presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, pela Assembleia Legislativa do Paraná. Veneri ressaltou a importância do trabalho dos repórteres fotográficos e cinegrafistas como agentes em defesa dos direitos humanos. Disse que nas fotos pertencentes à Mostra de Fotojornalismo há um pouco dessa luta e história.
Outra fala bem apreciada foi do Major Zanatta, representando o Comando da Polícia Militar do Paraná. Zanatta fez observações sobre o trabalho dos policiais e sua importância na sociedade e da relação como os profissionais de imagem. “Não raramente atuamos como policiais, como enfermeiros, como professores, orientadores e psicólogos”, salientou. O major também comentou sobre o estreitamento de relações entre jornalistas e polícias. Destacou que a instituição está de ‘portas abertas’.
Arfoc
Simbolicamente a amizade entre as associações foi representada pela presença do presidente da Arfoc-Rio,Alberto Elias Guimarães Jacob – que também falou em nome da Arfoc Brasil –, e do presidente da Arfoc-Rs, Itamar Aguiar.
Ambos os representantes comentaram sobre a atuação dos profissionais de imagem no contexto do Jornalismo e do relacionamento e histórias das associações e o benefício que trouxeram à profissão.
Coquetel
Após a assinarem a ata, todos foram convidados para uma celebração. A Arfoc-PR organizou um coquetel e abriu oficialmente a Mostra de Fotojornalismo do Paraná.
Muita gente compareceu, entre profissionais associados e convidados. Destaque para a presença de Alberto Melo Viana; o cartunista Paixão; grande Orlando Kissner; o empresário “Tico”, da Ticcolor; Sergio Sade; os fotógrafos do jornal Gazeta do Povo, Daniel Castellano, Henry Milleo, Hugo Harada, Jonathan Campos, Antonio More e pessoal da Fotografia. Marcou presença César Brustolin, do Departamento de Fotografia da Prefeitura Municipal de Curitiba; o fotógrafo Anderson Tozato, da Tribuna; Danilo e Murilo, filhos do Tico; pessoal da Ticcolor; Luiz Costa; Gomes, da Polícia Militar; Alana Rodrigues; João Carlos Frigério; entre outros ilustres amigos, colegas e parceiros.
Da nossa parte ficam os sinceros agradecimentos pela presença e pela confiança que todos depositaram a este evento e à nova equipe que assume. Daqui em diante vale trabalhar e fazer cumprir nossas propostas, calcar metas e romper com os desafios.
![]() |
O empresário, proprietário e patrocinador da Mostra de Fotojornalismo do Paraná, Tico, da Ticcolor, dá uma conferida nas imagens expostas / Foto: André Rodrigues |
![]() |
Foto: André Rodrigues |
![]() |
Da esquerda para direita: o presidente da Arfoc-PR, Valquir Aureliano, o 1º secretário André Rodrigues, Orlando Kissner e o conselheiro deliberativo Franklin de Freitas |
![]() |
Tico e Orlando Kissner / Foto: André Rodrigues |
![]() |
Valquir Aureliano e Anderson Tozato / Foto: André Rodrigues |
![]() |
Foto: André Rodrigues |