terça-feira, 13 de setembro de 2011

Panorama da fotografia profissional


Do blog Tudo de Fotografia

A maneira como o fotógrafo está atuando e de como ele lida com o mercado ou negocia seu trabalho está em pauta. E digo isso não só pelos comentários que faço aqui neste espaço. O momento não é dos mais promissores e críticas não faltam. 

O panorama (e uma possível evolução) do fotógrafo profissional foi abordado em um post do Peta Pixel (Adjusting to the Changing Landscape of Professional Photography), no comentário do fotógrafo Michael Freeman ¹. – em inglês. 

Freeman diz que as coisas não estão fáceis para o fotógrafo profissional, mas que podem ser rebatidas pelo alto consumo de imagens. E que os fotógrafos precisam pensar em questões como marketing e a possibilidade de atuação em um nicho específico. 

Quantidade versus qualidade 
Ainda no Peta Pixel, outro post sobre o mercado e que se correlaciona com o que está sendo abordado. No meu entendimento, o post intitulado de (Quantity Over Quality: Photojournalism Going the Microstock Way?) – algo como quantidade sobre qualidade e tal, contrapõe pertinentemente o argumento de Freeman.

A propagação dos bancos de imagens (stocks) e a possibilidade de qualquer pessoa poder vender (barato) desvaloriza o propósito do banco de imagens. De tal forma que vem afetando o mercado fotojornalístico. E quem faz uma crítica é Paul Mecher ²
“Esqueça a agência de fotografia como um agente com fotojornalistas talentosos. A chave agora é ter um monte de colaboradores em todo o mundo e esperança de que um estará no lugar certo na hora certa. Com fotógrafos em todos os lugares, as chances de ter a imagem certa no momento certo irão aumentar, como a compra de um lote de bilhetes de loteria.”
“No tempo do filme, o custo, transporte, processamento era muito custoso. Agora, você pode receber e armazenar milhões de imagens por um dólar ou dois.” 
“O modelo é rentável para uma agência de fotografia, e devastador para fotojornalismo e fotógrafos.” 
Avaliação do mercado e novas possibilidades 
Se você visitar o site da National Press Photographers Association (NPPA), vai ver/ler (a publicação é de agosto) sobre um workshop denominado “Blitz de negócios”, que tem como objetivo orientar fotógrafos a identificar situações de risco e a construção de bons negócios ³

Obviamente, pelo que li, trata-se de algo bem amplo e não diz respeito somente aos fotógrafos de imprensa. Entretanto, correlaciona-se muito bem e vale como uma boa ideia. Afinal, para quem atua como freelancer a negociação faz parte da pauta. 

Considerações
Realmente, a profissão anda em situação que precisa ser analisada e avaliada. Apesar do grande consumo de imagens e de um “boom” da fotografia em geral, no sentido do produto, as fotos não estão com grandes cotações. 

Aproximando a situação, fotógrafos (dos mais e menos requisitados) dizem sentir todo o mover e os efeitos colaterais das mudanças. Ou seja, a era digital veio recheada de benefícios, mas também de problemáticas. Despercebidas diante das possibilidade e das grandes soluções. Contudo, começa a ser observados e passou da hora de ser avaliada, estudada e começar a buscar mudanças.




Fontes
1 - Peta Pixel
2 - Melcher System
3 - NPPA

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