segunda-feira, 31 de agosto de 2009
EXPOSIÇÃO TERRA E CIDADANIA
Esta exposição, composta por 30 painéis, retrata a vida, o cotidiano e as formas de uso da terra de algumas comunidades tradicionais paranaenses, tais como: indígenas, quilombolas, faxinalenses e agricultores familiares.
Fotos: Denis Ferreira Netto
sábado, 29 de agosto de 2009
Fotojornalismo puro
Taxista assaltado leva uma facada no pescoço e finge estar morto
O bandido pensando ter matado o taxista colocou fogo no carro para se livrar do corpo e fugiu pelo matagal.
Horário: 0h30
Local: Rua João Batista Carvalho de Oliveira nas Moradias Trevisan no Jardim Itália em São José dos Pinhais.
O bandido e a irmã que estavam junto e foram presos horas depois do fato e entregues na DP de São José dos Pinhais.
Detalhe: O repórter fotográfico Átila Alberti chegou antes dos bombeiros e PMs.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Na Caximba
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
África em Nós promete muita emoção em lindas fotografias
A campanha fotográfica África em Nós, criada pela secretaria de Estado da cultura de São Paulo convoca toda população paulista a participar através da fotografia, no que ela vê, sente e compreende sobre a presença e a herança africana no dia a dia.
O tema é a própria África, o continente mãe. Como perceber os sinais africanos? Quais os sinais perceptíveis em nossa cultura? Cada participante deve realizar sua foto mostrando como vê e sente esta África que existe perto de nós.
Visite o site da campanha www.africaemnos.com.br para ler o regulamento e participar. Fotógrafos amadores ou não podem mandar suas fotos até dia 15 de Setembro.
O curador responsável é o fotógrafo renomado Walter Firmo e a organização é pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Passeata do MST
O repórter Jonas Oliveira do Jornal do Estado só observando o movimento.
domingo, 23 de agosto de 2009
Sempre o cão
A repórter Gisele Ulbrich da Tribuna do Paraná, levanta as informações com os policiais militares.
A equipe do 190 sempre chama a atenção por onde passa. No Parolin não foi diferente.
Fotos: Daniel Caron/Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná
sábado, 22 de agosto de 2009
Protesto contra Sarney
Coritiba 0 x 1 Santos
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Campeonato Sul Brasileiro de Jeep e Gaiola Cross
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA
Dizem as lendas que em seguida à cerimônia várias pessoas saíram as ruas em busca de uma máquina de fazer daguerreótipos e essa vontade de produzir imagens nunca mais cessou.
Daguerre não perdeu tempo. Antes de doar seu invento a França já havia patenteado o mesmo nas Ilhas Britânicas, Estados Unidos e nos quatro cantos do mundo.
"De hoje em diante, a pintura está morta" declarava o pintor Paul Delaroche. Nos círculos mais conservadores e nos meios religiosos da sociedade, "a invenção foi chamada de blasfêmia, e Daguerre era condecorado com o título de "Idiota dos Idiotas''". O pintor Inglês, ainda que utilizasse os daguerreótipos de Nadar para executar seus retratos, menosprezava a fotografia, como sendo apenas um produto industrial, e confidenciava: "a fotografia é melhor do que o desenho, mas não é preciso dizê-lo".
Baudelaire, um dos mais expressivos representantes da cultura francesa, negava publicamente a fotografia como forma de expressão artística, alegando que "a fotografia não passa de refúgio de todos os pintores frustrados", e, sarcasticamente, celebrava a fotografia "como uma arte absoluta, um Deus vingativo que realiza o desejo do povo. e Daguerre foi seu Messias. Uma loucura, um fanatismo se apoderou destes novos adoradores do sol". Com estas declarações, Baudelaire refletia o impacto causado pela fotografia na intelectualidade européia da época".
Um artigo publicado no jornal alemão Leipziger Stadtanzeiger, ainda na última semana de agosto de 1839, ajuda a compreender melhor este confronto:"Deus criou o homem à sua imagem e a máquina construída pelo homem não pode fixar a imagem de Deus. É impossível que Deus tenha abandonado seus princípios e permitido a um francês dar ao mundo uma invenção do Diabo".(Leipziger Stadtanzeiger ,26.08.1839, p.1) A nova concepção da realidade conturbou o mundo cultural e artístico europeu.
Como entender que a fotografia viesse para ficar, a não ser em substituição das tradicionais formas de representação? Já se havia gasto vãs sutilezas em decidir se a fotografia era ou não arte, mas preliminarmente, ainda não se perguntara se esta descoberta não transformava a natureza geral da arte e da cultura.
A nova invenção teve importância mais filosófica do que científica. Nasceu dentro do germe da sociedade industrial e a partir desta data o mundo nunca mais seria o mesmo.
Evolução cronológica dos principais registros:
Grécia, antes de Cristo – Aristóteles – Criação da imagem através de um orifício.
Século X – Alhazen (árabe) descreveu como observar um eclipse solar no interior de uma câmera obscura.
Século XVI – Redução da câmera obscura (auxiliar na pintura).
Século XIX (1826) – Joseph Nicephore Niépce (francês) foi a primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia - processo heliográfico com 8 horas de exposição à luz.
Ano de 1830 – Josef Petzval criou uma nova lente dupla abertura F 3.6 (30 vezes mais rápida que a anterior).
1832/1833 – Hércules Florence descobre isoladamente a fotografia na Brasil - na vila de São Carlos, atual cidade de Campinas (SP).
1835 – Louis Jacques Mandé Daguerre, firmou-se como único inventor da fotografia prática, através de seu - Daguerreótipo - chapa de cobre revestida com prata, banhada com iodeto de prata. Na presença de vapor de mercúrio surge a imagem, gerando um único positivo (era o "polaroid" da época).
1840 – Willian H. Fhox Talbot, descobre o processo negativo/positivo usando como filme folhas de papel sensibilizado (preparado para reagir à luz) que depois foi substituído por vidro. Os negativos de vidro foram usados até os anos 50.
1871 – Richard Leach Maddox, primeira chapa usando gelatina para manter o brometo de prata no lugar.
1877 – George Eastman, popularizou a fotografia com a criação do filme flexível (em rolo), que tinha o nome de "American Film" e vinha com 100 poses.
1925 – Lançamento da câmera 35mm (Leica)...Fonte FOTOCOLAGEM
No Lacen
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Observando
EXPOSIÇÃO DIGITAL COM A ALMA
Locais:
• 1º Banca da Boca – AV Luiz Xavier /XV (em frente a FACINTER)
• 2º Banca Cidade – Rua xv de Novembro (em frente a casa CHINA)
• 3º Banca do Café do Bondinho – Rua xv de Novembro (ao lado do Bondinho)
Repórteres Fotográficos
Albari Rosa (Gazeta do Povo)
Allan Costa Pinto (Tribuna do Paraná)
Átila Alberti (Tribuna do Paraná)
Daniel Castellano (Gazeta do Povo)
Franklin de Freitas (Jornal do Estado)
Geraldo Bubniak (Futebol Paranaense)
Hedeson Alves (Gazeta do Povo)
Heuler Andrey (DiaEsportivo)
Jonas Oliveira (Jornal do Estado)
Lineu Filho (Jornale)
Rodolfo Buhrer (Gazeta do Povo)
Valquir Aureliano (Estúdio Recordação)